lunes, 28 de noviembre de 2011

15 museus estranhos pelo mundo



O Museu da Morte, na Tailândia, guarda curiosidades bizarras como cérebros com hemorragias, pernas e braços mutilados e caveiras furadas por balas. Foto: Divulgação O Museu da Morte, na Tailândia, guarda curiosidades bizarras como cérebros com hemorragias, pernas e braços mutilados e caveiras furadas por balas

Museus são lugares para se cultivar, apreciar obras de arte e aprender mais sobre assuntos variados. Mas alguns museus são extravagantes e surpreendentes, e muitos deles recebem milhares de visitantes todos os anos.
1) Museu da água da torneira, China
Uma antiga fábrica no centro de Pequim foi transformada em museu dedicado a tudo o que tem a ver com o funcionamento da água da torneira da cidade. Mais de 130 peças, como antigas torneiras e mecanismos, e publicidades antigas da primeira companhia de água de Pequim. O engraçado é que residentes da cidade sabem muito bem que, para não arriscar sua saúde, é melhor beber apenas água mineral.
2) Museu da arte ruim, Estados Unidos
No Museu da Arte Ruim, mais de 600 peças que seriam ridicularizadas em qualquer museu têm o seu lugar. Situadas num antigo porão da cidade de Dedham, a meia hora de Boston, as obras são consideradas como "ruins demais para serem ignoradas". Retratos, paisagens, naturezas mortas, quadro após quadro, você verá como o mau gosto pode atingir sempre níveis maiores no MOBA, em sua sigla em inglês.
3) Museu das coleiras, Inglaterra
Mais de meio milhão de visitantes amantes de cachorros visita anualmente o Museu das Coleiras, no Castelo de Leeds. É possível ver desde os cachorros que na Idade Média viviam uma vida de luxo até os cães de hoje em dia, usando coleiras e acessórios sofisticados. Mais de cem dessas coleiras, que datam de até cinco séculos atrás, estão expostas neste belo castelo do condado de Kent, sudeste da Inglaterra.
4) Museu dos cortadores de grama, Inglaterra
Os ingleses são conhecidos por serem grandes amantes de jardinagem. Mas o amor pelos jardins vai além, e o que para muitos seria apenas um banal instrumento com pouco interesse, vira peça de museu no Museu dos Cortadores de grama, no litoral oeste da Inglaterra. O museu tem peças como o primeiro cortador de grama movido a energia solar, ou cortadores de grama que pertenceram ao Príncipe Charles e à Princesa Diana.
5) Museu do Cabelo, Turquia
A pequena cidade de Avanos, no centro da Turquia, é famosa por sua tradição em peças de argila. Nos últimos anos, porém, ganhou fama por um motivo muito peculiar: a loja de artesanato em argila Chez Galip criou o bizarríssimo Museu do Cabelo, com paredes cobertas por mostras de cabelo de mais de 16 mil mulheres, com seus respectivos nomes e endereços. Cabelos de todos os tipos, cores e estilos podem ser encontrados neste antro das cabeleiras.
6) Museu do Falo, Islândia
Perca a vergonha e aventure-se no primeiro museu do sexo masculino, o Museu do Falo da cidade de Husavik, no norte da Islândia. Mais de 276 pênis, indo do membro de dois milímetros às partes privadas colossais de mais de um metro e meio de uma baleia. Neste ano, o museu recebeu seu primeiro pênis humano, doado por um falecido islandês de 95 anos.
7) Museu do Pão, Alemanha
À primeira vista, pães parecem elementos comuns do dia a dia. E eles são, de tal maneira que fizeram parte do cotidiano de grande parte da história da humanidade. O Museu do Pão da cidade de Ulm, a 100 km de Stuttgart, no sul da Alemanha, honra este alimento essencial. Mais de 18 mil objetos contam a história de mais de 6 mil anos do pão, incluindo obras de arte como Dalí, Man Ray e Picasso. Apesar de o museu deixar turistas com água na boca, nem um pedacinho de pão é servido durante a visita.
8) Hall da Fama da Roupa Interior, Estados Unidos
A loja de roupa interior americana Frederick's of Hollywood já forneceu inúmeros sutiãs, cuecas e calcinhas a celebridades do cinema americano. Em sua loja da Hollywood Boulevard, enquanto pessoas fazem compras no térreo, o primeiro andar é dedicado às peças de roupa interior que pertenceram a celebridades, como uma cueca usada por Tom Hanks no filme Forrest Gump, ou peças ultra sofisticadas vestidas anos atrás por Madonna, a rainha do pop.
9) Museu dos Saleiros e Pimenteiros, Estados Unidos
A antropóloga Andrea Ludden tem uma grande obsessão por saleiros e pimenteiros. Além de estar escrevendo a enciclopédia destes objetos domésticos, ela expõe permanentemente sua coleção de mais de 20 mil conjuntos de saleiros e pimenteiros de todo tipo em seu museu. Na loja de souvenirs, adivinhe o que você encontra? Saleiros e pimenteiros, muitos deles réplicas de peças expostas. O museu fica na cidade de Gatlinburg, no estado americano do Tennessee.
10) Kunstkamera, Rússia
O Kuntskamera foi o primeiro museu da Rússia, inaugurado em 1727 em São Petersburgo. Na época, tinha mais de 200 mil peças, numa coleção de estranhezas humanas, com fetos deformados, criaturas com duas cabeças, e até uma cabeça humana preservada em vinagre. Hoje, o número é menor, mas muitos dos vestígios originais ainda estão expostos.
11) Museu da Criptozoologia, Estados Unidos
A criptozoologia estuda animais míticos e lendários como o Monstro do Lago Ness ou o Abominável Homem das Neves. Loren Coleman, um dos maiores experts neste tipo de criaturas, fundou o Museu da Criptozoologia na cidade de Portland, nos Estados Unidos. O museu tem arquivos sobre os registros das criaturas, além de supostos vestígios como pelos ou pegadas que teriam pertencido a seres como Pé Grande, que tem uma representação em tamanho real no local.
12) Museu do Miojo e de Momofuku Ando, Japão
Provavelmente você não saiba, mas ao voltar para casa morto de fome e poder preparar um miojo em apenas alguns minutos para distrair o apetite, você deveria agradecer uma pessoa. O japonês Momofuku Ando criou o miojo durante a segunda guerra mundial para dar uma refeição rápida e barata para os necessitados, e o alimento acabou perdurando e se espalhando no mundo inteiro. O Museu do Miojo e de Momofuku Ando honra o prato e o criador na cidade de Ikeda, na periferia de Osaka. Uma estátua de Ando recebe os visitantes, que podem preparar seu próprio prato com ingredientes variados no museu.
13) Museu da Morte, Tailândia
A morte assusta a grande maioria das pessoas, mas também intriga e atrai. O Museu Médico Siriraj, mais conhecido como Museu da Morte de Bangcoc, capital da Tailândia, não é para gente com estomago fraco. Cérebros com hemorragias, pernas e braços mutilados, caveiras furadas por balas, além do corpo mumificado de Si Ouey, um famoso canibal que assassinou várias crianças durante a década de 50, estão expostos neste mórbido museu situado em um antigo hospital. O Museu da Morte é uma das atraçőes mais visitadas de Bangcoc.
14) Hall da Fama e Centro de Pesquisa dos Palhaços, Estados Unidos
Os palhaços que divertiram (e muitas vezes assustaram) os americanos nos últimos anos são homenageados no Hall da Fama e Centro de Pesquisa dos Palhaços, na cidade de Baraboo, no estado americano de Wisconsin. Fotos, acessórios históricos, e histórias sobre os palhaços mais famosos dos Estados Unidos podem ser encontrado no maior arquivo destes personagens que, divertidos ou assustadores, não deixam ninguém indiferente.
15) Museu da Beleza Extrema, Malásia
Os conceitos de beleza são muito subjetivos, e cada sociedade e época tem suas modas e costumes. E não estamos falando do regime para emagrecer antes do verão: no Museu da Beleza Extrema, situado no terceiro andar do Museu das Pessoas, na cidade de Malaca, você verá até onde as pessoas podem chegar para atingir alguns padrőes de beleza. Pés diminutos, discos que aumentam lábios e orelhas, anéis para esticar pescoços, e muito mais, é o que você verá neste estranho museu, que nos lembra como algumas "exigências" da sociedade que parecem normais podem ser absurdas.