miércoles, 9 de noviembre de 2011

Picturs

James Ensor – O Pintor Belga

Um pintor que causou uma grande curiosidade entre outros artistas que viveram nos séculos de XIX e XX, James Ensor teve grande parte de sua vida voltada para a marginalidade e solidão, porém em todo aquele período não existiu um artista com um estilo de pintura tão complexo, suas obras são muito cheias de detalhes e significados representativos.
james ensor o pintor belga James Ensor   O Pintor Belga
Ensor nasceu em 1860 na cidade de Ostende que fica localizada no País da Bélgica, boa parte de seus estudos acontecerão em Bruxelas, e seus quadros eram considerados estranhos por muitos críticos, mais com um alto nível de quantidade de informação.
Algumas das principais características que fizeram de Ensor um dos mais famosos pintores, foi por pintar obras de multidões e máscaras, as quais utilizou para representar críticas à sociedade. No início o pintor pendia para o impressionismo, porém seu estilo de pintura foi com o tempo se tornando muito pessoal.
Por possuir uma visão muito ampla do que realmente era arte, as obras de arte de Ensor eram receberam comparação com características de grandes artistas como Bruegel e Bosch. A pintura belga do século passado foi muito influenciada por Ensor, e esse foi um dos motivos que o tornaram tão famoso.
Para que você conheça melhor os trabalhos de James Ensor, colocamos algumas imagens abaixo, veja:
skeletons disputing a smoked herring james ensor 300x223 James Ensor   O Pintor Belga
Skeletons Disputing a Smoked Herring - James Ensor

musiciens terribles james ensor 300x212 James Ensor   O Pintor Belga
Musiciens Terribles - James Ensor

masques devant la mort james ensor 300x236 James Ensor   O Pintor Belga
Masques Devant La Mort - James Ensor

henry de groux james ensor 300x259 James Ensor   O Pintor Belga
Henry de Groux - James Ensor
Categories: Impressionismo Tags:

Eugène Delacroix – Pintor do Romantismo

Maiormente reconhecido como o nome do pintor mais importante do romantismo Frances, Ferdinand Victor Eugène Delacroix mais conhecido como Eugène Delacroix no ano de 1798 em Saint-Maurice que era uma comuna (cidade) francesa.
eugene delacroix pintor do romantismo Eugène Delacroix   Pintor do Romantismo
Delacroix era de uma família que possuía um grande renome na sociedade da época, e através desse reconhecimento seu pai entrou para a política como ministro da república. Delacroix aprendeu a pintar aquarela com Soulier e trabalhou no ateliê de pintura do artista Pierre-Narcisse Guérin, local onde fez amizade com Géricault.
Devido possuir um grande talento e conhecimento artístico, Delacroix foi comparado por pintores da época com Michelangelo. Um dos temas que mais chamaram a atenção e interesse do pintor na época foi a política, a qual fez várias obras inspirado no que se passava no país, e um dos quadros de Delacroix que fez muito sucesso foi o de uma bandeira francesa tremula, a qual teve grande repercussão.
Talvez os momentos em que Delacroix esteve no auge de sua carreira foram em 1833 quando foi convidado para fazer decorações artísticas no Palácio de Luxemburgo, palácio do rei em Paris e na biblioteca de Saint-Sulpice.
Foram muitos títulos de obras de arte do romantismo que Delacroix fez, selecionamos alguns para que você conheça, veja abaixo:
liberty eugene delacroix 300x247 Eugène Delacroix   Pintor do Romantismo
Liberty - Eugène Delacroix

le massacre de scio eugene delacroix 253x300 Eugène Delacroix   Pintor do Romantismo
Le Massacre de Scio - Eugène Delacroix

good samaritan eugene delacroix 241x300 Eugène Delacroix   Pintor do Romantismo
Good Samaritan - Eugène Delacroix

divina comedia eugene delacroix 300x224 Eugène Delacroix   Pintor do Romantismo
Divina Comédia - Eugène Delacroix
Categories: Romantismo Tags:

Edgar Degas – Gravurista, Pintor e Escultor

Um artista muito reconhecido por expressar a arte impressionista em suas pinturas, Edgar Hilaire Germain Degas mais conhecido como Edgar Degas é também muito lembrado por seu talento como Gravurista, no qual fez diversas obras em ambos os estilos. Nascido em Paris no ano de 1834, Edgar possui um enorme portfólio de pinturas, as quais algumas podem ser encontradas conservadas até o dia de hoje no Museu de Orsay, também localizado na cidade de Paris.
edgar degas gravurista pintor e escultor Edgar Degas   Gravurista, Pintor e Escultor
Como era um jovem de família rica, Degas sempre teve os melhores estudos e incentivos para levar sua carreira artística adiante. Dentro de uma sala na casa de seus pais o pintor criou um ateliê onde fez os seus primeiros quadros. Algum tempo passado começou a estudar desenho com um dos grandes pintores daquela época, Louis Lamothe. Devido ao seu grande talento Degas foi convidado para das aulas na École des Beaux-Arts, em Paris.
Muito empolgado, Degas foi à Itália para conhecer algumas pinturas famosas de grandes nomes da arte no mundo, como Andrea Mantegna, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelângelo.
Edgard Degas também ficou conhecido por fazer lindíssimos trabalhos em escultura, mas o que realmente o fez famoso foi por pintar grandes obras de arte, que fazem sucesso até os dias de hoje, veja algumas abaixo:
the rehearsal edgar degas 300x227 Edgar Degas   Gravurista, Pintor e Escultor
The Rehearsal - Edgar Degas

la clase de danza edgar degas 264x300 Edgar Degas   Gravurista, Pintor e Escultor
La Clase de Danza - Edgar Degas

four dancers edgar degas 300x225 Edgar Degas   Gravurista, Pintor e Escultor
Four Dancers Edgar Degas

before the start edgar degas 300x225 Edgar Degas   Gravurista, Pintor e Escultor
Before The Start - Edgar Degas
Categories: Arte Moderna Tags:

Leonardo Da Vinci – Um dos Maiores Pintores do Mundo

Hoje vamos falar de um dos maiores e também mais antigos nomes da pintura mundial, o qual teve uma importância muito grande para que as técnicas e estilos que foram criadas nos dias de hoje. Leonardo di Ser Piero da Vinci ou mais conhecido como Leonardo Da Vinci nasceu no ano de 1452 em uma cidade localizada na França, além de pintor ele foi também anatomista, arquiteto, botânico, cientista, engenheiro, escultor, inventor, matemático, músico, pintor e poeta.
leonardo da vinci um dos maiores pintores do mundo Leonardo Da Vinci   Um dos Maiores Pintores do Mundo
Da Vinci foi conhecido por ser uma pessoa dotada de diversos talentos, e também por ser o primeiro artista do Renascimento. Um artista com insaciável capacidade e desejo de descobrir novas invenções, o qual foi autor de diversas delas.
Em sua vida de descobertas e invenções, Da Vinci fez pesquisas futurísticas que existem nos dias de hoje, tais como o helicóptero, tanque de guerra, calculadora, uso de energia solar e também uma teoria simples de placas tectônicas.
Enfim, o maior reconhecimento de Da Vinci veio da pintura, com obras que são reconhecidas até hoje que fazem parte da arte no mundo inteiro, receberam milhares de reproduções e exposições. Os quadros mais famosos de Da Vinci foram “Mona Lisa” e “A Última Ceia”, veja outros abaixo:
senhora com arminho leonardo da vinci 220x300 Leonardo Da Vinci   Um dos Maiores Pintores do Mundo
Senhora Com Arminho - Leonardo da Vinci

mona lisa leonardo da vinci 192x300 Leonardo Da Vinci   Um dos Maiores Pintores do Mundo
Mona Lisa - Leonardo da Vinci

leonardo da vinci 201x300 Leonardo Da Vinci   Um dos Maiores Pintores do Mundo
Leonardo da Vinci

a ultima ceia leonardo da vinci 300x187 Leonardo Da Vinci   Um dos Maiores Pintores do Mundo
A Última Ceia - Leonardo da Vinci
Categories: Arte Moderna Tags:

Marc Chagall – Pintor Ceramista

A pintura mundial em si teve grandes nomes que com suas obras fizeram com que outros grandes artistas se inspirassem a criar novos estilos e técnicas de arte, dentre esses, um nome muito importante que merece ter reconhecimento foi o de Marc Chagall, o qual foi um renomado pintor ceramista do final do século XIX e do começo do século XX.
marc chagall–pintor ceramista Marc Chagall – Pintor Ceramista
Nascido no ano de 1887 em uma região que hoje faz parte da Rússia, Chagall começou seus trabalhos artísticos no ateliê de um famoso retratista de sua cidade, e a partir de lá começou a ter seus primeiros interesses artísticos. Determinado tempo depois o artista deu início aos seus estudos na Academia de Arte de São Petersburgo. Com um estudo mais aprofundado da arte, Chagall se mudou para Paris para começar a se aperfeiçoar ainda mais.
Em Paris, Chagall se encontrou com diversos grandes artistas da vanguarda modernista, e também fez amizade com artistas mais recentes, entre eles foram Amedeo Modigliani, La Fresnay e Guillaume Apollinaire, com os quais recebeu várias dicas e discutiu sobre quadros da época, tendo assim uma visão ainda mais ampla da arte moderna.
O grande pintor ceramista Chagall ficou realmente conhecido por pintar alguns dos quadros mais conhecidos da época, veja alguns abaixo que fizeram sucesso internacional:
marc chagall 233x300 Marc Chagall – Pintor Ceramista
Marc Chagall

solitude marc chagall 300x225 Marc Chagall – Pintor Ceramista
Solitude - Marc Chagall

les maries dans le ciel de paris marc chagall 279x300 Marc Chagall – Pintor Ceramista
Les Maries Dans Le Ciel de Paris - Marc Chagall

crucifixion marc chagall 260x300 Marc Chagall – Pintor Ceramista
Crucifixion - Marc Chagall
Categories: Arte Moderna Tags:

Paul Cézanne – Pintor Pós-Impressionista

Paul Cézanne teve grande reconhecimento com sua arte, reconhecimento tal que Picasso e Matisse atribuíram a ele o termo “É o Pai de Todos Nós”, por ter tido grande influência na transição do impressionismo para o cubismo que ocorreu entre os séculos XIX e XX. O pintor pós-impressionista francês Cézanne nasceu na cidade de Aix-en-Provence em 1839.
paul cezanne–pintor pos impressionista Paul Cézanne – Pintor Pós Impressionista
Inicialmente, Cézanne tinha como principais temas e inspirações a arte dramática, onde criava obras voltadas para o romantismo, porém com o passar de um certo tempo ele começou a desenvolver quadros de um estilo próprio, no qual começou a aplicar técnicas de perspectiva nas formas pintadas, e cores que proporcionavam uma idéia de volume.
Ao passar dos tempos, Cézanne passou a pintar somente paisagens e temas voltados para a natureza morta, estudando a fundo cada aplicação que fazia, porém sem fugir de seus aspectos que envolviam principalmente a perspectiva das formas.
Enfim, basicamente descrevendo a importância de Cézanne na arte moderna mundial, podemos dizer que foi um dos grandes nomes artísticos de todos os tempos, pois através de suas técnicas de pintura surgiram inspirações para diversos outros artistas.
paul cezanne1 300x231 Paul Cézanne – Pintor Pós Impressionista
Paul - Cézanne

paul cezanne 300x244 Paul Cézanne – Pintor Pós Impressionista
Paul Cézanne

mont sainte victoire paul cezanne 300x225 Paul Cézanne – Pintor Pós Impressionista
Mont Sainte Victoire - Paul Cézanne

la maison du pendu paul cezanne 300x249 Paul Cézanne – Pintor Pós Impressionista
La Maison Du Pendu - Paul Cézanne
Categories: Arte Moderna Tags:

Iberê Camargo – Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro

Natural numa cidadezinha bem escondida no Estado do Rio Grande do Sul chamada Restinga Seca, Iberê Bassani de Camargo nasceu no ano de 1914. Ainda morando no Rio Grande do Sul, Iberê iniciou seus estudos artísticos Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria e lá conheceu outros grandes pintores chamados Parlagreco e Frederico Lobe. Se mudando para Porto Alegre o pintor continuou se aperfeiçoando e aprofundando nos estudos, e lá conheceu outro grande artista que foi João Fahrion.
ibere camargo pintor gravurista e professor brasileiro Iberê Camargo   Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro
No ano de 1942, ainda em continuidade aos seus estudos, Iberê Camargo foi para o Rio de Janeiro onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes, porém ele não ficou satisfeito com os métodos e técnicas de ensino que a escola oferecia para os alunos, assim ao lado de outros artistas e seu grandíssimo professor Guignard, o qual lecionava gravuras, fundaram o Grupo Guignard.
Já no ano de 1953 quando Iberê já havia adquirido um grande conhecimento como gravurista, começou a dar aulas no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro e a partir de lá também começou a oferecer algumas aulas em Porto Alegre e também em outros países.
Por mais que Iberê tenha estudado com grandes nomes da arte moderna e também participado de alguns grupos de pintura, ele nunca se manteve em um estilo específico de arte, mas do mesmo jeito as obras do brasileiro repercutiram muito internacionalmente.
Resumidamente falando, Iberê Camargo ficou grandemente conhecido por pintar quadros de gravura, veja alguns abaixo:

ibere camargo2 183x300 Iberê Camargo   Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro
Iberê Camargo

ibere camargo1 203x300 Iberê Camargo   Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro
Iberê Camargo

ibere camargo 238x300 Iberê Camargo   Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro
Iberê Camargo

auto retrato ibere camargo 256x300 Iberê Camargo   Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro
Auto Retrato - Iberê Camargo
Categories: Arte Moderna Tags:

Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira

A pintora brasileira Djanira da Motta e Silva é uma artista do século XX que nasceu e começou sua carreira artística na mesma época em que estava sendo introduzida a arte moderna no Brasil. Natural do Estado de São Paulo na cidade de Avaré, Djanira nasceu no ano de 1914 e era neta de imigrantes austríacos e indígenas. Além de pintora, desenhista e ilustradora, Djanira também fez trabalhos voltados para a cenografia.
djanira da motta e silva–pintora desenhista e ilustradora brasileira Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira
Por volta dos anos 30, Djanira descobre que adquiriu a doença da tuberculose e precisa se submeter a um tratamento no Sanatório Dória que fica localizado na cidade de São José dos Campos, e lá ela descobre o seu talento artístico quando faz a sua primeira obra de arte. Após o termino de seu tratamento a pintora vai para o Rio de Janeiro onde se aprofunda ainda mais no mundo artístico, e por coincidência se hospeda na Pensão Mauá, onde era o ponto de encontro de artistas e intelectuais.
Para se aperfeiçoar ainda mais suas técnicas de arte moderna, Djanira começa a ter aulas com Emeric Marcier e Milton Dacosta, além também de fazer um curso na Escola Liceu de Artes e Ofícios. Sua primeira exposição acontece no ano de 1943, uma apresentação individual de suas obras na Associação Brasileira de Imprensa, e após isso se muda para Nova York para impulsionar ainda mais seu talento.
Veja abaixo alguns dos principais quadros de Djanira da Motta e Silva, dos quais fizeram parte da história da arte moderna no Brasil:
pescadores djanira da motta e silva 300x279 Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira
Pescadores - Djanira da Motta e Silva

djanira da motta e silva1 300x208 Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira
Djanira da Motta e Silva

djanira da motta e silva 300x196 Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira
Djanira da Motta e Silva

chegada da pesca djanira da motta e silva 300x225 Djanira da Motta e Silva – Pintora, Desenhista e Ilustradora Brasileira
Chegada da Pesca - Djanira da Motta e Silva
Categories: Arte Moderna Tags:

Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas

Um dos mais conhecidos pintores de arte surrealista, Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech mais conhecido como Salvador Dalí é natural do país da Espanha na cidade de Figueres, ele nasceu no ano de 1904. Sua fama no mundo artístico veio dos quadros que fazem diversas combinações de imagens “esquisitas”, mas que demonstram um alto nível de qualidade plástica. As suas principais inspirações artísticas vieram de mestres do Renascimento.
salvador dali–pinturas surrealistas Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas
Além de pinturas Salvador Dalí também fez outros trabalhos como esculturas, fotografias e arte para o cinema, no qual um desses trabalhos foi utilizado pela Walt Disney no curta metragem Destino que foi lançado no ano de 2003 devido algumas dificuldades enfrentadas na época. Além desses trabalhos, Salvador Dalí também escreveu poemas que seguiam a mesma linha do Surrealismo.
Salvador Dalí tinha uma obsessão muito grande por temas de pintura Árabe, pois dizia que seus antepassados eram descendentes de Islâmicos, assim em grande parte de seus trabalhos utilizou símbolos dessa linhagem. Por ser um pintor bem criticado por artistas que não apreciavam muito sua arte, Salvador Dalí não teve muito reconhecimento com suas obras em determinados lugares da época.
Abaixo estão algumas das obras de arte moderna que trouxeram o grande sucesso do artista por pintar o surrealismo, veja:

sleep le sommeil salvador dali 300x225 Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas
Sleep Le Sommeil – Salvador Dalí

salvador dali1 300x225 Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas
Salvador Dalí

salvador dali 300x225 Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas
Salvador Dalí

metamorfose salvador dali 300x196 Salvador Dalí – Pinturas Surrealistas
Metamorfose - Salvador Dalí
Categories: Surrealismo Tags:

Efeitos da Luz na Pintura em Tela


monet moinho de vento Efeitos da Luz na Pintura em Tela
Efeitos da Luz na Pintura em Tela
Toda obra de arte ou, tudo que existe tem a sua exuberância realçada pela luz, sem ela as cores não seriam tão nítidas e sua tonalidade e originalidade visíveis, a luz na verdade é a vida das cores e a razão principal de uma pintura existir.
Tudo que é visível precisa do toque da luz, do ornamento das cores, até mesmo uma tela escura com tema noturno, não teria sentido com a ausência da luz, a luz e as cores estão ligadas à alma do artista, é a vida, a essência de uma pintura. Monet pintava procurando destacar a incidência da luz sobre as coisas, como tudo podia se transformar diante da muita ou pouca luz, Monet nos mostra que sem luz não há pintura, portanto sem luz não pode haver vida.
As cores numa tela colorem a realidade retratada no momento em que o artista pinta, ali ficarão imutáveis e permanentes, imortalizando o momento único e mágico em que o artista deu suas pinceladas, os movimentos e os gestos, as atitudes e a história em determinado momento, estarão imortalizados em cores permanentes, onde as cores se fundiram com a luz formando uma obra de arte.
Os impressionistas foram os que mais exploraram essa técnica, buscando na pintura ao ar livre os melhores momentos para captarem os efeitos maravilhosos da luz sobre a paisagem e naturalmente sobre a tela, era valioso para os impressionistas retratar o efeito transformador que a luz exercia sobre as paisagens ou objetos.

impressionismo monet Efeitos da Luz na Pintura em Tela

Os efeitos da luz foram evidenciados de forma deslumbrante pelos pintores impressionistas como se vê nessas telas de Monet.
monet o dia final Efeitos da Luz na Pintura em Tela