sábado, 9 de abril de 2011

Museo del Prado.

Museu do Prado - As obras primas

 

Resolvi postar sobre o Museu do Prado usando como fio guia um folder onde ha a seleçao do que eles classificam como as 50 obras primas. O site do museu http://www.museodelprado.es/ e muito bom (fiz o resumo abaixo, traduzido), ha muito mais obras digitalizadas e um audioguia. Pesquisei os links das obras mencionadas e ilustrei com as minhas 10 prediletas. O meu teclado esta com problemas (faltam os acentos). A sede do Museu Nacional do Prado foi desenhado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785, por ordem de Carlos III. O Real Museu, que passaria a denominar-se Museu Nacional de Pintura e Escultura e posteriormente Museu Nacional do Prado, abriu pela primeira vez ao público em novembro de 1819. Nasceu com o propósito de mostrar as obras da coroa e revelar para a Europa a existencia de uma escola espanhola digna de mérito como qualquer outra escola nacional. O primeiro catálogo, realizado em 1819 e dedicado exclusivamente a pintura espanhola, tinha 311 pinturas, embora o Museu conta-se com 1.510 obras. A Colección Real se iniciou no Sec. XVI, com o imperador Carlos V.
Houve a incorporaçao de outros museus, hoje extintos, o Museo de la Trinidad em 1872 e o Museo de Arte Moderno em 1971, e também donaciones y compras.
A coleçao está formada por aproximadamente 7.600 pinturas, 1.000 esculturas, 4.800 impressos e 8.200 desenhos, alem de um amplo número de objetos de artes decorativas e documentos históricos. Na atualidade, o Museu exibe na sua sede menos de 1.000 obras, enquanto que por volta de de 3100 obras (‘Prado disperso’) se encontram, depositados temporriamente em diversos museus e instituciones oficiais, e o resto esta armazenado.

Sem links
49 - Adao e Eva de Alberto Durero
50 - O sonho de Patricio de Murillo